![]() Capacitores em Série |
![]() Voltar à página principal |
Capacitores em Paralelo
A Fig.1 na seção anterior mostra três capacitores conectados em paralelo à uma bateria. Dizemos que eles estão conectados em paralelo porque os terminais da bateria estão ligados diretamente as placas de cada um dos três capacitores. Como a bateria mantém uma diferença de potencial V, fixa, entre os seus terminais, temos que entre os terminais de cada capacitor temos uma ddp igual a V.
Então podemos dizer
que :
Capacitores são ditos estarem em conectados em paralelo quando a diferença de potencial entre as placas de cada um deles é a mesma para todos eles. |
Fig.1 - Três capacitores em paralelo
De forma, semelhante ao caso anterior, podemos introduzir o conceito de capacitância equivalente para capacitores ligados em paralelo. Neste caso as seguintes expressões são válidas;
(24)
A carga total q, induzida pela bateria, é igual a soma das cargas em cada capacitor, isto é
(25)
A capacitância equivalente C, devido aos três capacitores em paralelo é;
(26)
Podemos estender este conceito para um número N qualquer de capacitores em paralelo;
(27)
Então, para encontrar a capacitância equivalente de um circuito de capacitores em paralelo, basta somar todas as capacitâncias envolvidas no circuito.
A simulação abaixo mostra como determinar capacitores equivalentes em circuitos complexos, contendo vários tipos de associações de capacitores, em série e paralelo.
Cálculo da capacitância equivalente
Fig. 2 - Determinação de capacitores equivalentes .
![]() |